terça-feira, 26 de agosto de 2008

Olá pessoal, aqui vocês conheceram todo o trabalho do grupo Adolescência da turma-71!!!
Aqui vocês terão dicas de como enfrentar essa fase, qual as principais dificuldades dessa idade e etc.

JUSTIFICATIVA

Nós escolhemos o assunto ADOLESCÊNCIA (gravidez na adolescência, aborto, prostituição e drogas) porque queremos aprender e tirar nossas dúvidas. E, também porque estamos entrando nessa fase.


DÚVIDAS


  • Por que os jovens são atraídos pelas drogas?

  • Por que garotas de 12 à 17 anos engravidam nessa fase?

  • Por que elas praticam aborto?

  • Por que meninas se prostituem?

  • Por que os jovens contraem HIV?

CERTEZAS

  • Nós sabemos que os traficantes de drogas levam os jovens para as drogas;

  • Sabemos também que os jovens engravidam porque não usam camisinha;

  • Muitos jovens correm perigo em contrair AIDS, pois não usam camisinha.

O QUE É ADOLESCÊNCIA?


É um período marcado por mudanças biológicas e, conseqüentemente, emocionais. Caracteriza-se por um esforço vigoroso para crescer, com freqüentes impulsos para agir e encarar a realidade. Os adolescentes buscam a independência, em um processo de adaptação a realidade e domínio do ambiente.


O adolescente oscila entre o passado e o futuro, isto é, entre a infância e a fase adulta. Isto porque, enquanto apresenta comportamentos, muitas vezes, infantis, tem aspirações de autonomia e independência, próprios de um ser adulto.


A SEXUALIDADE E A ADOLESCÊNCIA


Esta fase é particularmente delicada e mobilizante, não só para os jovens como também para os pais. Estes vão necessitar de muita maturidade e de ter revistos e resolvidos seus conceitos e preconceitos, quanto à questão da sexualidade e de como a vivenciaram em sua própria adolescência.

Na realidade, quanto menos preparados estiverem os pais para lidarem com essas questões, mais dificuldades terão para dialogar e aumentar a flexibilidade das fronteiras familiares, permitindo que o adolescente busque a sua independência.


SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA


A sexualidade começa no dia do nascimento e termina no dia da morte. No entanto, é na adolescência (Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, desde a altura em que as alterações psicológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida) que normalmente se tem o primeiro contato sexual. É um período de grande crescimento e transformação, onde tudo é vivido intensamente.


SEXO NA ADOLESCÊNCIA


A adolescência é o período de vida compreendido entre 10 a 20 anos, sendo uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir de sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já podendo gerar filhos.

A fase onde há modificações chama-se puberdade. Ocorre a primeira menstruação nas meninas (menarca), as poluções masculinas (chama-se ejaculações espontâneas sem coito). O crescimento de pêlos no corpo, ocorre a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com o aumento do pênis e dos seios.


SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA


A partir da adolescência fica difícil ignorar desejos sexuais, que parecem há um só tempo, estranhos e atraentes.

Não bastando a confusão hormonal, características dessa fase, e os sentimentos de insegurança, alguns adolescentes são perturbados por dúvidas angustiantes sobre sua sexualidade.

Por causa das informações que recebemos quando crianças e das cobranças do meio social em que vivemos, os desejos que envolvem a nossa sexualidade são muitas vezes duramente reprimidos, o que aumenta as incertezas.
Uma grande dúvida é no tocante à opção sexual. É angustiante para maioria perceber sua tendência homossexual.


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


A gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas. Além dos jurídico-sociais que atingem o jovem isoladamente e afetam sua vida social.

Devido às repercussões sobre a mãe e sobre o concepto é considerada gestação de alto risco pela organização mundial da saúde (OMS 1977/1978). Porém, atualmente, postula-se que o risco seja mais social do que biológico.


GRAVIDEZ E ADOLESCÊNCIA


A cada ano o número de adolescentes que engravidam tem aumentado. Esta é uma características de vários países, incluindo o Brasil.

As causas são o início cada vez mais precoce da atividade sexual e a menarca, que também tem ocorrido mais cedo na vida dos jovens.

O medo de assumir a vida sexual e a falta de espaço para discussão de valores no seio de suas famílias levam os adolescentes a engravidar. Perdidas entre o “não pode'' dos pais e o “faça” autoritário que impera entre os amigos, as adolescentes raramente conseguem parar para rever seus conceitos.

GRAVIDEZ


A incidência de gravidez na adolescência está crescendo e, nos EUA, onde existem boas estatísticas, vê-se que de 1975 a 1989 a porcentagem dos nascimentos de adolescentes grávidas e solteiras aumentou 74,4%.

Em 1990, os partos de mães adolescentes representaram 12,5% de todos os nascimentos no país. Lidando com esses números, estima-se que aos 20 anos, 40% das mulheres brancas e 64% de mulheres negras terão experimentado ao menos uma gravidez nos EUA.

No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças são filhas de adolescentes, número que representa 3 vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70. A grande maioria desses adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.


PROSTITUIÇÃO


É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que a prostituição é a profissão mais antiga da humanidade, mas a prostituição, como vemos hoje, é um “fenômeno essencialmente urbano”, surgido há menos de 2 séculos, com o nascimento das grandes cidades, da classe dominante burguesa, do modo de família monogâmica, e de noção de fidelidade que normatizou a sexualidade das pessoas.


CAUSAS DA PROSTITUIÇÃO


Fatores econômicos: falta de emprego, migração para os grandes centros urbanos, jovens do campo, passando a viver na cidade, mães solteiras com dificuldades na manutenção do filho, moradias em condições subumanas: barracos, cortiços, porões, muitas vezes obrigando promiscuidade, que é um caminho aberto para a prostituição.


PROSTITUIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA


Como se pode acabar com a prostituição no Brasil?

Na maioria das vezes a prostituição infantil começa dentro de casa, com uma pessoa da família oferecendo balas para as crianças mostrarem suas partes íntimas, e outras vezes acontece nos bairros pobres quando os traficantes dão tênis importados e celulares para as meninas entre 12 e 13 para que as mesmas, futuramente, vão para a cama com eles.


AUMENTA PROSTITUIÇÃO DE ADOLESCENTES

NOS EUA


As autoridades policias registraram no último ano um forte aumento da prostituição de adolescentes nas cidades americanas, segundo informa em sua próxima edição a revista NEWSWEEK.

As autoridades policiais e os serviços de assistência social que trabalham com adolescentes indicaram que estão “cada vez mais abordamos pela tendência: meninos e meninas estão se prostituindo cada vez mais jovens e, segundo a polícia federal americana (FBI), a idade média dos novos no ramo é de 13 anos.

Normalmente os adolescentes envolvidos em prostituição são meninos e meninas que fugiram de casa, imigrantes ilegais de áreas urbanas pobres. Entretanto, especialistas assinalam que há um número crescente de jovens de classe média.


PROSTITUIÇÃO INFANTIL


A prostituição infantil é um mal presente em todas as partes do país, normalmente, envolvendo o crime organizado que alicia para está atividade. A prostituição infantil pode acontecer.

Geralmente, quando uma criança ou adolescente é submetida à violência dentro de casa, ela resolve fugir. Sendo que, para fugir essa criança necessita de ajuda de terceiros e faz qualquer coisa para ficar livre de casa e de sua família, submetendo-se a qualquer tipo de pagamento.


REDE DE TRÁFICO DE MENINAS É INVESTIGADO


Ao desvendar o sumiço de uma menina, o 2º DP de Gravataí acredita ter descoberto uma rede de tráfico de meninas que atuava na Região Metropolitana.

O esquema resultaria em levar garotas gaúchas para o centro do Brasil. Tudo começou a ser esclarecido com a localização de uma menina de 12 anos, desaparecida desde o dia dez de fevereiro.

Após ser encontrada, a garota ficou segura no conselho tutelar da cidade de Delta, em Minas Gerais.

O QUE É ABORTO?


Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou do embrião, junto os anexos ovulares. Pode ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5 kg ou 20 semanas de gestação é considerado abortado.

O aborto espontâneo também pode ser chamado de aborto involuntário ou “falso parto”.

O aborto espontâneo no primeiro trimestre é um distúrbio de origem genética. Em cerca de 70% dos casos, esses embriões são portadores de anomalias cromossômicos incompatíveis com a vida, no qual o ovo é expulso a casos esternos.

ABORTO, VIDA OU MORTE?


O aborto é a morte de um feto no ventre de sua mãe, gerado após a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide até o momento do nascimento).

Fala-se de aborto espontâneo quando a morte é produto de alguma anomalia ou desfunção não prevista ou desejada pela mãe; ou de aborto provocado (que é o que se entende quando falamos, simplesmente, ABORTO) quando a morte do bebê é provocada de qualquer maneira: doméstica química ou cirúrgica.

DROGAS


Droga é tudo e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo: a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetraidrocanabinol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnica especial. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida e o uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as junções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em 3 categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo drogas envolve os analgésicos, estimulantes, alucinogêneos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As drogas evitam sistema nervoso central, modificando as atividades psíquicas e o comprimento.


ADOLESCÊNCIA E DROGAS


Se por um lado o mercado das drogas está em crescimento, por outro lado está cada vez menor a faixa de idade dos adolescentes que entram nesse submundo. Para entendermos um pouco mais e porque de cada vez mais jovens estarem envolvidos em drogas, precisamos antes falar sobre as modificações que ocorrem numa fase da vida, pela qual todos nós passamos, ou seja, a adolescência. Uns conseguem vive-la sem problemas significativos, porém todos a vivem (ou viveram) com conflitos .


POR QUE AS DROGAS ATRAEM OS JOVENS


A ligação de jovens e adolescência com drogas é vivida, diariamente, por milhares de família no seu dia-a-dia.

O drama de conviver com dependentes é tema de filmes, novelas, etc. Será que a ficção exagera? Até que ponto histórias narradas na TV refletem as condições gerais dos jovens que usam drogas? Será que apenas as jovens com problemas familiares ou com amigos drogados procuram as drogas? Será que poucos meses depois de fumar o primeiro baseado, os jovens vão começar a roubar os pais e os amigos?


DROGAS NA VIDA DOS ADOLESCENTES:

FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO


O crescente aumento do consumo de drogas pelos adolescentes é comprovação cotidiana dos estudos científicos. Segundo Paulo Knapp, embora o homem adulto faça uso de drogas desde seus primórdios, o uso de drogas por adolescentes foi reconhecido como um problema sério somente no século XX, ao final dos anos 50, como os primeiros relatos do uso de solvente. Nos anos 60, com os movimentos jovens ganhando força, as substâncias químicas, principalmente, a maconha e os alucinogêneos, começaram a fazer parte de seu mundo e, desde então, as drogas fazem parte de cenário internacional.


CAUSAS DOS VÍCIOS DAS DROGAS


São muitas as causas que levam as pessoas, principalmente, os jovens e adolescentes a se envolverem com as drogas. Dentre elas:

INFLUÊNCIA DE FALSOS AMIGOS:

O jovem na escola ou no trabalho, relaciona-se com diversos tipos de colegas. Dentre esses, há os que são viciados, que passam para os outros a idéia de que as drogas são desejáveis, muitos sem o devido preparo para viver em coletividade, acabam se deixando envolver, para não ser diferente do grupo ou para não ser excluído. Os viciados não se contentam em ficar drogados sozinhos. Eles, como os alcoólatras, os jogadores de baralho, não sabem viver sem levar os outros para o abismo como diz a bíblia: “Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catatumpas...”(SL42.7).

O jovem é por natureza curioso. Os adolescentes costumam examinar tudo a sua volta. Ao deixarem a sua infância conviviam dominados por seus pais, em sua maioria, quando chegam a adolescência, querem se “libertar” do julgo dos mais velhos e descobrirem o mundo por conta própria. Até certo ponto, isso é bom, pois passam a ter uma visão própria do mundo. O perigo é que eles não sabem discernir entre o bem e o mal. A curiosidade os leva a experimentar certas coisas, dentre as quais o tóxico, que os leva, da dependência e até da morte. O espírito aventureiro do jovem, se não for bem canalizado para as coisas boas, os levam ao do vício. Daí a importância da integração dos jovens e dos adolescentes com as pessoas que lhe sirvam de padrão, de modelo social.

COMO AS DROGAS CIRCULAM NO CORPO


As drogas circulam de maneiras previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do movimento em que entram na corrente sanguínea.

O sangue circula dos tecidos para o coração, através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.

As drogas podem ser administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculos ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz efeitos mais rápidos.


TIPOS DE DROGAS MAIS USADAS PELOS JOVENS:

ANFETAMINAS: Existem diversos tipos de anfetaminas no mundo. A anfetamina é uma das mais difundidas nos EUA. Ela é, normalmente, fumada com a ajuda de um cachimbo e é conhecida como “ACE”. Na Europa, principalmente, na Holanda e na Inglaterra, a anfetamina mais comum é a tetrametilenodiamina que é, usualmente, ingerida com bebidas alcoólicas.


CRACK: O crack é uma mistura de cocaína em forma de pasta não refinada, com bicarbonato de sódio. Esta droga, apresenta-se na forma de pequenas pedras e pode ser até cinco vezes mais potente do que a cocaína. O efeito do crack dura, em média, dez minutos.


COCAÍNA: A cocaína é uma droga sintetizada em laboratórios e sua matéria prima é a folha de um arbusto denominado ERYT XILON COCA.


LSD: O nome LSD, ou LSD-25 é uma abreviatura de dietilamina do ácido lisérgico. O principio ativo da droga é o MDMA ou metanfetamina e apenas uma pequena quantidade são necessárias para acarretar efeitos no ser humano: 0.05 mg podem causar até 12 horas de alucinações.


HEROÍNA: A heroína é uma variação da morfina, que por sua vez é uma papoula. A designação química da heroína é diacetilmorfina. A heroína apresenta-se em estado sólido. Para ser consumida, ela é aquecida normalmente com auxílio de uma colher onde a droga se transforma em líquido e fica pronta para ser injetada.


MACONHA: A maconha é uma erva de nome científico cannabis sativa que, dependendo das condições de cultivo, pode sintetizar uma porcentagem maior ou menor de uma substancia denominada THC, ou tetraidrocanabinol, que é a principal responsável pelos efeitos da droga no organismo humano.

EFEITOS DA MACONHA: Os efeitos da maconha causados pelo seu consumo são mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, à concentração de THC na erva consumida e à reação do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, recentes da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobe de 60 - 80 por minutos para 120-140batidas por minuto).



O Que é o Crime?”

Além de um fenômeno social, o crime é na realidade um episódio na vida de um indivíduo. Não podendo portanto, ser dele destacado e isolado, nem mesmo ser estudado em laboratório ou reproduzido. Não se apresenta no mundo do dia-a-dia como apenas um conceito, único, imutável, estático no tempo e no espaço. Ou seja: “CADA CRIME TEM A SUA HISTÓRIA, A SUA INDIVÍDUALIDADE; NÃO HÁ DOIS QUE POSAM SER REPUTADOS PERFEITAMENTE IGUAIS”. Evidentemente, cada conduta criminosa faz nascer para as vítimas, resultados que jamais serão esquecidos, pois delimitou-se o espaço a marca de uma agressão, seja ela de que tipo for (moral; patrimonial; física; etc...).


Crises Econômicas Empurram Adolescentes ao Crime


Os adolescentes foram as maiores vitimas das crises econômicas do brasil, nas ultimas décadas segundo um estudo realizado pelos economistas Mônica Viegas Andrade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Lisboa, da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV/Rio), o ingresso maciço de adolescentes em atividades criminosas por causa de quedas do salário real ou piora na distribuição de renda, explica quase tudo o aumento dos homicídios nos estados do Rio, São Paulo, e Minas Gerais desde os anos 80. Esse a explosão de violência fica clara em dados apresentados no trabalho de Mônicas e Lisboa de 1980 a1997, a taxa estadual de homicídios por 100 mil habitantes aumentou 201% em São Paulo, de12,71 para 38,26.

Adolescentes do Tráfico podem se transformar em exemplos de cidadania


Utilizar o potencial do jovem que atua no tráfico de drogas para mudar a si mesmo e a sua comunidade, tornando-se líder comunitário e modelo para os demais é a melhor forma de tirá-lo da violência armada. Mas isso não é feito de forma eficaz no Brasil. Essa é a conclusão do estudo Serviço-Jovem uma política de prevenção e alternativas ao envolvimento de jovens na violência urbana no Brasil, lançado no último dia 31 de janeiro pelo projeto COAV-CHILDREN-IN-ORGANIZEP-ARMED-VIOLENCE ( Crianças e Jovens em Violência Armado Organizada). A iniciativa e da ONG VIVA Rio e do Instituto de Estudos da Religião (ISER).


Os Jovens e o HIV


Uma pessoa jovem é infectada com vírus HIV, causada da AIDS, a 14 segundos, de com o fundo nas nações unidas para a população aproximadamente 6.000 pessoas com idade entre 15 e 24 anos se contaminam a cada dia.

Metade das novas infecções são agora de pessoas com menos de 25 anos e a maioria é formada por mulheres de países em desenvolvimento.

Thoraya Ahmed Obaid, diretora executiva do fundo, diz que é preciso uma ação urgente para combater o que ela descreve como uma catástrofe global.




O Exame de AIDS nas Crianças


O cuidado das crianças nascidas de mães infectadas é complexo e o uso do AZT profilaxia por seis semanas após o nascimento, o início da profilaxia para pneumocistose (infecção pulmonar em pacientes com AIDS) a partir de seis semanas de idade e a realização de exames periódicos para o diagnósticos infecção. A identificação imediata das crianças infectadas permite o início precoce da terapia anti-retroviral agressiva, que possui o potencial de prevenir o rápido progresso da doença.





O Convívio dos Jovens com DSTS e HIV/AIDS


A tarefa de envolver a juventude nestes esforços não é fácil. A participação da juventude também exigir uma mudança organizacional, já que a organização e os jovens envolvidos têm que compartilhar uma visão e concordar sobre os objetivos. Além disso, o ensino e o aconselhamento dos jovens pode consumir muito tempo para eles mais valiosos.


AIDS entre Jovens-pra Prevenir, Nunca é Cedo de Mais


Quarenta milhões de pessoas são hoje portadoras de HIV/AIDS no mundo. Os dados são do relatório do UNAIDS, Programa Conjunto da Nações Unidas sobre a doença. O documento, lançado em julho, revela que hoje em dia, passados 20 ano da ocorrência dos primeiros casos de AIDS, o grupo social em que a infecção por HIV mais cresce não é o de homossexuais ou o de usuários de drogas injetáveis como foi no passado. São os jovens que hoje somam 11,8 milhões de indivíduos portadores de HIV/AIDS. Das seis mil novas pessoas infectadas diariamente, metade está entre os 15 e 24 anos. Sentimento de invunerabilidade, em alguns casos falta de orientação, intensa atividade sexual, vergonha de usar preservativos, a não adaptação das informações de prevenção à prática, ignorância da ameaça que a AIDS representa em suas vidas. Muitos são os motivos apontados por quem trabalha com a questão da AIDS entre os jovens. Porém, uma coisa é certa: o combate
à doença marcado pelo 1º de Dezembro Dia Internacional da Luta contra a AIDS de começar enquanto ainda são jovens e estão construindo ou podem se moldar um padrão de comportamento em relação à vida sexual ou uso de drogas.







Nenhum comentário: